Relatório do Ministério aponta áreas com risco de transmissão da doença.
Índices mais elevados estão em Santo Antônio de Pádua, Itaboraí e Japeri.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) o relatório que aponta as áreas onde o risco de transmissão da dengue, chamado Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Vinte e seis municípios do estado do Rio em situação de alerta, inclusive a capital.

Os índices mais elevados foram registrados em Santo Antônio de Pádua, Itaboraí, Japeri e Itaguaí. O levantamento indica os bairros com maior infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Em onze municípios, foram identificadas áreas com alto risco de transmissão da doença, a maioria, na Região Metropolitana.

No momento, 11 municípios apresentam áreas com índice de infestação pelo Aedes aegypti acima de 4% (40 imóveis com foco do mosquito a cada mil), considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. Esses focos foram encontrados em bairros dos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Japerí, Magé, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Macaé e São João da Barra. A pesquisa foi realizada por 80 cidades do estado, entre os dias 13 e 19 de outubro.

Entre os municípios pesquisados, 26 estão em estágio de alerta (com índice entre 1% e 3,9%). As maiores taxas foram registradas em Santo Antônio de Pádua, com 2,6%; Itaboraí (2,4%); Japeri (2,3%) e Itaguaí (2,1%). Cerca de 70% das cidades tem infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%, índice satisfatório de acordo com o Ministério. Barris, pratos de plantas, garrafas e latas estão entre os criadouros mais comuns, presentes em mais de 60% dos imóveis infestados.

Durante a 44ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 2 de novembro de 2013) foram notificados 217.885 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 57 óbitos confirmados. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios.

http://glo.bo/1egDg5g