No início de 2003 iniciou-se o que seria uma breve pesquisa da música que regava o interior Goiano pelo norte em Alto Paraiso de Goiás Chapada dos veadeiros. Um levantamento foi feito nas famílias tratando se dos gêneros musicais que embalavam as a vida sertaneja ao entorno da chapada dos veadeiros. O estudos começaram pelas pessoas mais velhas como referência, as perguntas foram sobre o gosto musical da localidade as respostas eram simples e imediatas, as músicas trazidas por pais, tios e de viajantes que percorriam a Bahia.

O Triô Buritís é um grupo formado no intuito de manter e dar continuidade à linda história de um dos estilos mais autênticos da música brasileira, escutada e respeitada no sertão de dentro. Fruto do autêntico Forró Gonzaguiano com toque de artistas que difundiram o estilo pelo país, agora o Triô Burtís trabalha de forma cuidadosa sua música conservando a origem e buscando autenticidade em seus arranjos e composições com um tempero especial do ritmo Quilombola e temperos da Folia sertaneja de Minas Gerais e a percussão cigana de Pernambuco.

Sendo o primeiro trio de forró da cidade de Alto Paraíso de Goiás, localizada na Chapada dos Veadeiros – GO, o trio é responsável pela extensa agenda cultural no município e em torno, abrindo portas para outras manifestações do gênero, dando maior visibilidade à música de raiz de pé de serra em Goiás. É também pioneiro na região ao lançar seu disco independente, fruto do grandioso trabalho nos tempos atuais com apoio de grandes nomes do gênero como: poeta Xico Bizerra de Pernambuco, compositor de: Dominguinhos , Fagner, Flavio Leandro, Adelmário Coelho, Genival Lacerda, Santana e Elba Ramalho.

Matéria de Vitória Pontes.