Check  Out My Rank On PRTracking.com! Your SEO optimized title page contents
Published On: qui, set 29th, 2016

SIMPÓSIO SOBRE PSICANÁLISE – SEXTA E SÁBADO

EVENTO EM COPACABANA DISCUTE A POSIÇÃO DA PSICANÁLISE SOBRE AS VERDADES E MENTIRAS NO DISCURSO POLÍTICO E NAS NOVAS IDENTIDADES SEXUAIS

_VI Simpósio do ISEPOL receberá o filósofo francês Dany-Robert Dufour para lançamento de livro dias 30 de setembro e 1 de outubro.___

O Instituto Sephora de ensino e pesquisa de orientação lacaniana em parceria com o Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica / UFRJ promove neste final de semana (sexta e sábado) um evento que discutirá a posição da psicanálise. Coordenado pela presidente do ISEPOL, Tania Coelho dos Santos, o simpósio acontecerá no South American Hotel, em Copacabana, as inscrições podem ser feitas pelo email isepo.eventos@gmail.com e é aberto a todos que tenham interesse pelo debate. O evento ainda conta com a participação do filósofo francês Dany-Robert Dufour, que fará o lançamento do livro “A existência de Deus comprovada por um filósofo ateu”.

A inexistência do Outro e a ascensão do objeto a ao Zenith da civilização nos convida a desfrutar das liberdades democráticas na sociedade hedonista de consumo.

A cada um o direito de inventar e usufruir de seu corpo e de seu estilo de vida. Liberdade de redesignar o próprio sexo e lançar mão de novas tecnologias reprodutivas para contornar os limites impostos pela natureza aos corpos biológicos. Invenções criativas ou simplesmente desmentidos do Outro simbólico?

Afinal o ideal individualista-consumista assenta-se sobre a lei de ferro do mercado que reduz todos os valores a objetos de consumo. Corpo, intimidade, laços sócio afetivos e até nosso próprio eu não passam de mercadorias que podemos sonhar adquirir, exibir ou vender.

A sociedade fragiliza-se, convidada a assimilar, incluir, acomodar-se ao crescimento dos direitos individuais e à invenção de cada um. Os interesses particulares aparelham politicamente o Estado e prevalecem amplamente sobre os interesses coletivos. Como analisar estes fenômenos sociais? Cinismo, canalhice ou esperteza banal?

Diante de tantas evidências de uma topologia com direito e avesso, fomos levados a perguntar: o Outro não existe na contemporaneidade ou vivemos a época do desmentido generalizado do Outro? Como intervir neste debate com a psicanálise? Ou não devemos oferecer análise aos espertalhões?

EIXOS TEMÁTICOS

1) FEMINISMO E HOMOFOBIA: INTOLERÂNCIA À DIFERENÇA SEXUAL

O avesso desta civilização dos direitos do consumidor é o crescimento da intolerância. Quanto mais se apregoa a liberdade de redesignar o próprio sexo maior é incidência de comportamentos violentos contra mulheres e homossexuais.

2) SUPERVALORIZAÇÃO DA SAÚDE: INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES E OUTROS TRANSTORNOS DO CORPO

Novas tecnologias reprodutivas apostam na liberdade de reinventar os laços de filiação, desvinculando a reprodução da biologia.
Aparecem, cada vez mais cedo, transtornos do ciclo menstrual e afecções tais como ovários policísticos e endometrioses que
dificultam engravidar. Quanto maior a oferta de dietas personalizadas mais se fala em intolerância alimentar.

3) DIREITO À INCLUSÃO E NOVAS PRÁTICAS DE SEGREGAÇÃO

Dizemos que as crianças e adolescentes são vorazes e não tem limites, mas o único valor indiscutível que lhes transmitimos nos dias de hoje é o das mercadorias que são incitados a adquirir. Consumidores vorazes de novas tecnologias, sucumbem ao uso e abuso da internet que esboroa as fronteiras entre o público e o privado e vem se tornando um poderoso instrumento para fomentar a exibição da intimidade sexual e práticas agressivas como o bullying. Nas escolas, estas são as maiores preocupações de pais e professores.

4) DESMENTIDO COMUM E PERVERSÃO: TOLERÂNCIA, JEITINHO OU DEBILIDADE DO SIMBÓLICO?

O crescimento da violência gratuita numa época em que são
reconhecidos os direitos fundamentais da pessoa humana, nos convida a refletir acerca dos efeitos da exigência crescente de igualdade entre todos os indivíduos sobre o crescimento da agressividade e da intolerância. Serão evidências da prevalência do imaginário e dos fenômenos próprios ao incremento do narcisismo.

SOBRE TANIA COELHO DOS SANTOS – PRESIDENTE DO ISEPOL

Pós-doutorado no Département de Psychanalyse de Paris VIII

Professora Associada IV do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica

Psicanalista

Membro da École de la Cause Freudienne, da Escola Brasileira de Psicanálise, da Associação Mundial de Psicanálise e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Pesquisadora e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq Nível 1C

Editora da Revista _a_SEPHallus de orientação lacaniana

LINK DO CURRÍCULO LATTES:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723122J1 [2]

CRONOGRAMA DO EVENTO:

SEXTA FEIRA 30/09

13H CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES

14H MESA DE ABERTURA- TANIA COELHO E JORGE FORBES

15H PLENÁRIA 1: INVENÇÕES E DESMENTIDOS: REPRODUÇÃO BIOLÓGICA E FILIAÇÃO SIMBÓLICA

Novas tecnologias reprodutivas – Simone Perelson

Filiação em psicanálise – Rosa Guedes Lopes

Mediador

17H PLENÁRIA 2: INVENÇÕES E DESMENTIDOS: SEXO ANATÔMICO E GÊNERO

Redesignação do sexo e psicanálise – Maria Cristina Antunes

Teoria do gênero e psicanálise – Marcus do Rio Teixeira

Mediador

19H CONFERÊNCIA DANY-ROBERT DUFOUR – O Outro lacaniano: uma razão no Real?

20:30 Coquetel e lançamento de livros (incluindo o livro do
conferencista)

SÁBADO 1/10

MESAS SIMULTÂNEAS

9h às 10:30 – FEMINISMO E HOMOFOBIA: INTOLERÂNCIA À DIFERENÇA SEXUAL

10:30- 12h – SUPERVALORIZAÇÃO DA SAÚDE: TRANSTORNOS DO CORPO

9h – 10:30 – DIREITO À INCLUSÃO: PRÁTICAS DE SEGREGAÇÃO

10:30-12h – DESMENTIDO BANAL OU PERVERSÃO: TOLERÂNCIA, JEITINHO OU DEBILIDADE DO SIMBÓLICO

SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO:

AUTOR: DANY-ROBERT DUFOUR, filósofo francês, professor aposentado da Université Paris VIII e ex-diretor de curso do Collège International de Philosophie.

LIVROS JÁ PUBLICADOS: A cidade perversa: liberalismo e pornografia; O divino mercado – a revolução cultural liberal; Os mistérios da trindade; _ A arte de reduzir as cabeças_.

LANÇAMENTO: A EXISTÊNCIA DE DEUS COMPROVADA POR UM FILÓSOFO ATEU, editora Civilização Brasileira.

SINOPSE DO LIVRO: De onde vem essa extraordinária necessidade de crença que em toda parte invariavelmente encontramos no homem? O autor se questiona através do exame de figuras históricas do divino, que vão do Totem ao Povo e ao Proletariado, passando pela Physis dos gregos, pelo Deus dos monoteísmos e encontra no real um motivo para essa propensão irresistível para se alienar ao Outro. O homem é um ser inacabado. Essa falta verificada em sua natureza e evocada por tantos pensadores, de Platão a Lacan, é hoje confirmada pela ciência com a teoria da neotenia, mostrando que o homem, no nascimento, é um prematuro. Por isso é que, para efetuar sua subjetivação, ele precisa inventar seres sobrenaturais nos quais deseja acreditar como se existissem realmente. Mas que acontece quando, tal como hoje, assistimos à morte de Deus – anunciada por Nietzsche há um século? O ser humano, se já não se aliena a um Outro, estaria de agora em diante condenado ao radicalismo desesperado e desesperador dos fundamentalismos, à depressão frente a um mundo dessimbolizado ou à tentação de se recriar, mais bem-acabado, com o apoio das tecnociências? Estaríamos assim, em meio ao caos religioso e ao desalento galopante, em marcha para uma pós-humanidade? Estaria a espécie humana radicalmente ameaçada? São questões cruciais que não podem ser examinadas sem que se articulem campos de conhecimento diversificados: a antropologia, a história, a filosofia política, a estética e a psicanálise.

SERVIÇO:

INVENÇÕES E DESMENTIDOS – VERDADE, MENTIRA E FICÇÃO

DATA: 30 de setembro e 1 de outubro (sexta e sábado)

LOCAL: South American Hotel – Rua Francisco Sá, 90 – Copacabana

INSCRIÇÕES: isepo.eventos@gmail.com

Ver programação em anexo

ASSESSORIA DE IMPRENSA

MINAS DE IDEIAS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Carlos Gilberto e Fábio Amaral
ASCOM@MINASDEIDEIAS.COM.BR

About the Author

- Diretor do Jornal O Campista em julho de 2010 criei um blog denominado de Jornal O Campista qual tenho orgulho de ter feito em 5 anos um dos sites mais visitados do Brasil hoje com 4 prêmios de melhor do ano um site que nasceu de um sonho de abrir espaço a quem não tinha hoje temos mais de 11,000 assinantes e mais de 40 colaboradores dentro e fora do Brasil.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 58 outros assinantes

Videos

Meta

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow
%d blogueiros gostam disto: