Check  Out My Rank On PRTracking.com! Your SEO optimized title page contents
Published On: sáb, jul 23rd, 2016

RPPN Fazenda Caruara completa 4 anos de existência

Área de reserva mantida pelo Porto já recebeu o plantio de mais de 750 mil mudas de restinga

fazenda_2

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2016 – A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Caruara, criada voluntariamente e mantida pelo Porto do Açu, completa 4 anos, nesta terça-feira. A RPPN, de aproximadamente 4 mil hectares, é a maior unidade de conservação privada de restinga do país, e a única do estado do Rio de Janeiro que protege este tipo de ecossistema. A “menina dos olhos” do Porto representa cerca de 60% de todas as RPPNs criadas pelo Estado.

RPPN_4

Em homenagem à data, a equipe de Meio Ambiente do Porto vai distribuir para colaboradores do empreendimento e alunos da rede pública de ensino de São João da Barra exemplares do livro “O Tempo e a Restinga”, patrocinado pela Prumo Logística, que opera e desenvolve o Complexo Portuário. É o primeiro livro que descreve as espécies vegetais registradas nas restingas do município. Ele também destaca as ações realizadas na região que frearam, de certa forma, o avanço populacional nestas áreas de preservação.

RPPN_2

“Esta data é muito importante para nós. São quatro anos de empenho e compromisso com a conservação e preservação do ecossistema de restinga. Nosso maior objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável da região. Melhor ainda é saber que através do nosso trabalho contribuímos para conscientização dos que vivem nestas áreas. A ideia é disseminar esta mesma cultura entre os nossos colaboradores e os jovens de São João da Barra”, comemora Daniel Nascimento, analista de Meio Ambiente do Porto do Açu.

 

Na RPPN, são desenvolvidos trabalhos de recomposição vegetal e monitoramento de fauna e flora, com mão de obra local. Hoje, cerca de 40 moradores da região trabalham no espaço. Todas as mudas plantadas na reserva são produzidas em um viveiro instalado no Porto, que é específico para espécies de restinga e pode produzir até 500 mil mudas por ano. Um dos responsáveis por este trabalho é José Valdecir Alves Peixoto, de 68 anos, nascido e criado na localidade de Mato Escuro, no 5º Distrito de São João da Barra. Na década de 1970, trabalhou para as usinas de cana da região explorando o território da RPPN Fazenda Caruara, sem saber do tesouro que tinha nas mãos. Hoje, colaborador do Porto e verdadeiro guardião do viveiro de mudas, ele continua trabalhando na área, mas de forma consciente. “Era tudo mato. Na época da usina, cortava e queimava tudo para fazer pasto para boi. Antes eu trabalhava aqui destruindo. Agora eu estou aqui para ajudar a reconstruir”.

 

Atualmente, o viveiro produz e maneja mais de 70 espécies de restinga e, até agora, mais de 750 mil mudas foram produzidas e plantadas na RPPN, sendo algumas espécies encontradas na lista da flora Brasileira ameaçada de extinção.

 

A RPPN Fazenda Caruara é a unidade de conservação responsável por mais da metade da arrecadação do ICMS Verde de São João da Barra. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, somente em 2015, o município recebeu R$ 1.712.216,00 referentes ao repasse de recursos financeiros. O ICMS verde foi criado como forma de incentivo para as cidades desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região e abriguem em seu território unidades de conservação, áreas protegidas ambientalmente ou mananciais.

 

Você pode ver vídeo especial sobre a RPPN.

https://www.wetransfer.com/downloads/23a1171f7f09658573f6cc0847a6c7c120160719183525/b925f03394e6c4e2f76a4742b42a91dc20160719183525/0ca4ff

 

About the Author

- Diretor do Jornal O Campista em julho de 2010 criei um blog denominado de Jornal O Campista qual tenho orgulho de ter feito em 5 anos um dos sites mais visitados do Brasil hoje com 4 prêmios de melhor do ano um site que nasceu de um sonho de abrir espaço a quem não tinha hoje temos mais de 11,000 assinantes e mais de 40 colaboradores dentro e fora do Brasil.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 58 outros assinantes

Videos

Meta

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow
%d blogueiros gostam disto: