Os aplicativos móveis, ou APPs, já se tornaram grandes companheiros da humanidade. Gerenciam assuntos estratégicos, aproximam pessoas, quebram galhos, divertem, advertem e estão sempre surpreendendo com inúmeras possibilidades.

São tantas as facilidades criadas por esses programas que já perdemos a noção do quanto eles estão incorporados à vida moderna e, independentemente da percepção comum, o fato é que verdadeiras revoluções no comportamento da sociedade estão sendo comandadas pelos APPs diretamente da tela dos smartphones.

 

O IsCool App é prova de como os aplicativos escolares estão vencendo as deficiências de interação que ameaçam o modelo educacional brasileiro.  Além de aproximar as instituições de ensino, as famílias e os estudantes, é peça fundamental para a administração escolar, tanto na área pedagógica, como financeira.

 

Nos primeiros dois meses após o lançamento, ocorrido em setembro de 2016, o IsCool App já contava com 100 mil usuários e a expectativa do desenvolvedor é chegar a 350 mil até o final de 2017.

https://www.iscoolapp.net/#/

Pais presentes na educação dos filhos

Nativo para Android, iOS e portal web, esta moderna plataforma de comunicação integrada torna os pais agentes na educação dos filhos.

Atividades, eventos, autorizações, agenda, cardápio, enquetes e pesquisas, enfim, tudo o que acontece no ambiente escolar é informado pelo IsCcool App para grupos ou individualmente, com a praticidade do mundo mobile, seja através de alertas, textos, arquivos (jpg, pdf, doc e xls), vídeos ou fotos.

Nada fica esquecido na mochila ou é extraviado. O conteúdo é recebido instantaneamente, podendo ser visualizado mesmo off-line. Conforme levantamento feito pelo desenvolvedor nos colégios que aderiram ao aplicativo, o IsCool App eleva de 20% para 90%, em média, o acesso dos pais aos comunicados escolares.

Este índice de eficiência é garantido, em parte, pela funcionalidade de notificações por push, que envia mensagens rápidas para aumentar o engajamento dos usuários.

 O IsCool App também facilita o dia-a-dia dos alunos. Na função “agenda” eles podem registrar as atividades de forma rápida e prática, personalizá-las de acordo com a necessidade e publicá-las de maneira organizada para os pais.

A ferramenta já nasceu bem avaliada e tem tudo para alcançar a preferência máxima à medida que se tornar mais conhecida. Na Escola das Nações, em Brasília (DF), o IsCool App começou a ser utilizado em setembro de 2016 por um grupo específico de usuários e, em apenas quatro meses de adesão, recebeu 78% de aprovação dos pais na pesquisa de satisfação realizada pela instituição. O estudo também revelou que grande parte deles prefere o IsCool App ao email e recomendaria o aplicativo para outros usuários.

“O maior benefício para a escola foi a rapidez e a facilidade na comunicação com os pais, que passaram a desfrutar de mensagens instantâneas e digitais. Os alunos se tornarão usuários em um segundo momento, mas acredito que, para eles, será mais natural e agradável ter um aplicativo como esse”, afirmou o gerente administrativo e financeiro da Escola das Nações, Danyel Dalmaschio.

 Vantagens para a escola

As instituições que utilizam o IsCool App passam a dispor de uma excelente ferramenta para gerenciar a sua comunicação.

Um Dashboard traz indicadores e gráficos que podem ser facilmente analisados para melhorar a tomada de decisões e basear as campanhas de marketing em dados estatísticos. O engajamento de pais e alunos, o melhor horário e dia da semana para enviar os comunicados, entre outros assuntos estratégicos são informados em tempo real.

O compartilhamento é feito com segurança, conexão criptografada, em ambiente restrito e administrado pelo colégio. Além de estar protegida contra os riscos dos aplicativos que operam em ambiente aberto, a escola também pode auditar todo o histórico de mensagens e informações. Consegue, ainda, disponibilizar os contatos de maneira segura e organizada.

Outra grande vantagem é a sustentabilidade. O IsCool App reduz custos com telefonia, SMS, e-mail marketing, impressos e distribuição. Numa conta rápida, considerando um padrão de 8 comunicados enviados aos pais por ano, as escolas que já são usuárias do aplicativo estão deixando de consumir 5 toneladas de papel utilizando apenas 1% da ferramenta.

O IsCool App também funciona como um veículo de grande penetração.  É gerador de tráfego para o portal da escola, divulgando aos pais e alunos links de conteúdos que estão disponibilizados na web. Tem feed de notícias, compartilhando novidades com feedbacks através de curtidas. Expõe a marca, permitindo ao colégio personalizar o aplicativo com o seu logotipo. E, no caso dos colégios bilíngues, transpõe as barreiras dos idiomas, estando disponível nas versões português, espanhol, inglês e alemão.

 Baixíssimo custo

Seu custo é, de longe, o mais baixo entre os concorrentes. Enquanto os outros aplicativos cobram taxas por aluno, o IsCool App é o único que oferece licença gratuita e apresenta uma proposta diferente, cobrando apenas uma pequena taxa de manutenção que é convertida para melhorar cada vez mais o próprio aplicativo.

O número de usuários por aluno é ilimitado e os pais visualizam os comunicados de todos os filhos numa mesma tela.

Os downloads estão disponíveis na App Store e Google Play.

O melhor aplicativo do mercado

Vários são os motivos que fazem do IsCool App o melhor aplicativo do mercado. O produto foi desenvolvido pela School Picture, líder no segmento de recordações escolares, com 30 anos de atuação e que conhece de perto as necessidades dos públicos aos quais o aplicativo se destina.

Também é resultado da vocação da School Picture para a inovação tecnológica. A organização sobreviveu à conversão da fotografia analógica para a digital, tendo sido pioneira no Brasil, em 1997, no uso de soluções digitais de identificação. Esta decisão quintuplicou o número de alunos atendidos, que passou de 100 mil na época, para 500 mil atualmente.

Enquanto grandes marcas desapareceram num momento de indecisão do mercado fotográfico, a School Picture saiu na frente, reposicionou-se, capacitou-se tecnologicamente e tornou-se a grande parceira da educação particular.

Hoje, é reconhecida por sua longa tradição no desenvolvimento de softwares e aplicativos voltados para escolas.

Uma relação de amor com a educação

A educação na vida do presidente da School Picture, Ramin Shams, não é apenas um negócio, é uma luta pela emancipação humana. Há 30 anos, fugindo da perseguição aos Bahá’is no Irã, país que proíbe o acesso às universidades para os seguidores desta fé, ele encontrou no Brasil a possibilidade de recomeçar, ter uma formação acadêmica e prosperar.

O sucesso de sua empresa deve-se, essencialmente, à valorização da educação por quem esteve a um passo de perdê-la. Das recordações escolares ao IsCool App, existe um único fio condutor: a necessidade de escola e família estarem em sintonia, serem lugares agradáveis para a convivência dos filhos e alunos, alavancando juntas um futuro melhor para toda a sociedade.