Check  Out My Rank On PRTracking.com! Your SEO optimized title page contents
Published On: qui, out 20th, 2016

GRÁTIS DIA 22 – “AMIGOS NA PRAÇA” LOTA PRAÇA DO POMAR COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS, PROVAND O QUE PRAÇA BOA É PRAÇA OCUPADA

A PREFEITURA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM:

“AMIGOS NA PRAÇA” LOTA PRAÇA DO POMAR COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS, PROVANDO QUE PRAÇA BOA É PRAÇA OCUPADA

Projeto promove troca de livros, contação de histórias e oficinas voltadas para as crianças e suas famílias durante as manhãs de sábado de outubro, com entrada franca.

Circo Macaco Prego – crédito: Guilherme Durão

A Praça do Pomar está bombando de crianças, com suas famílias, que desde o dia 8 de outubro vem participando do Amigos na Praça, que vai ocupar a praça do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca até o dia 29 de outubro, com troca de livros- infantis e adulto – contação de história, oficinas de horta caseira, pipa, desenho, além de
espetáculos com palhaços e música. Tudo com entrada franca e no horário das 9h às 14h. O projeto Amigos na Praça, que promove a ocupação da praça com atividades culturais voltadas para toda a família – tem patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Se chover forte, uma nova data será agendada.

No próximo dia 22 de outubro a programação do evento conta com o teatro de Fantoches do Papa Vento e o espetáculo do Circo Macaco Prego. Já no último, o Amigos na Praça vai promover atividades ligadas ao tema Halloween, aproveitando a comemoração do Dia das Bruxas, fechando com o espetáculo de Dudu, o palhaço cientista.

A ocupação da praça está sendo bem acolhida pelos moradores da região. Gente como Leonardo Muniz, 58 anos, que levou a neta Flora de 2 anos, no último sábado, dia 15 e é totalmente favorável à
continuação do projeto. “O evento deu uma vida nova para a praça, trouxe cor e movimento. Eu, minha neta, minha filha e a esposa passamos uma manhã divertida. Já estou pensando como será a praça depois de outubro”, afirma pensativo o administrador de empresas

E o boca-boca positivo está trazendo gente fora da região, como a advogada Eunice Figueira, moradora de Água Santa, na Zona Norte, que levou a filha Mariana, de seis anos, e um amiguinho para participar da segunda edição do evento. “Venho de longe, mas valeu muito a pena. Essas brincadeiras de crianças ela só tem oportunidade num espaço aberto como a praça. É uma pena não termos isso na Zona Norte.”, afirma o advogada.

Para a produtora e criadora do projeto, Christina Martins, a união faz a força. “A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo com o Amigos na Praça, mas se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista que começou o projeto há 12 anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico.

.

A programação do Amigos na Praça começa às 9h, com o Sebinho, troca de livros (infantil e adulto), que tem sido bem procurado nas duas últimas edições. Enquanto os pais estreavam na conhecida troca de livros, as crianças aproveitavam o espaço e devoravam os livros, principalmente os gibis. Depois entra em cena o grupo Gato Mia com oficinas variadas, como brinquedo de sucata, pipa e espaço para desenhar e para brincadeiras de antigamente, como pular corda, brincar de elástico e cabra-cega. Logo em seguida é a vez do Instituto Moleque Mateiro abrir seu tapete verde para oferecer a oficina de horta caseira e ensinar noções de educação ambiental para os pequenos cultivadores. O teatro de fantoche Papa Vento, um boneco de pano que conta histórias da tradição oral, clássicas e de autoria própria para manter viva esta antiga arte de contar histórias é a grande atração do dia e fecha o evento com o Circo Macaco Prego, que apresenta o seu espetáculo “Tapete Musical”, misturando musicalização infantil, brincadeiras motoras, histórias e jogos rítmicos.

O INÍCIO DE TUDO

Amigos na Praça foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares. Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do Amigos na Praça é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

SERVIÇO

AMIGOS NA PRAÇA

PRAÇA PROFESSOR JOSÉ BERNARDINO (PRAÇA DO POMAR) – BARRA DA TIJUCA

DIAS 22 E 29 DE OUTUBRO – 9H ÀS 14H

TROCA DE LIVROS, OFICINA DE SUCATA, DE HORTA CASEIRA, RECREAÇÃO INFANTIL

PARA PARTICIPAR DA TROCA DE LIVROS É NECESSÁRIO LEVAR LIVROS EM BOM ESTADO

FAIXA ETÁRIA – 0 A 10 ANOS

ENTRADA FRANCA

SE CHOVER, O EVENTO SERÁ AGENDADO EM UMA NOVA DATA

DIA 22/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Papa Vento (Teatro de Fantoches)

12h30 – Circo Macaco Prego

DIA 29/10

9h – Sebinho (troca de livros)

10h – Gato Mia (oficina de sucata)

10h30 – Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)

11h30 – Cattia Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)

12h30 – Dudu, o Palhaço Cientista

Sheila Gomes –

Assistente: Rital Leal –

About the Author

- Diretor do Jornal O Campista em julho de 2010 criei um blog denominado de Jornal O Campista qual tenho orgulho de ter feito em 5 anos um dos sites mais visitados do Brasil hoje com 4 prêmios de melhor do ano um site que nasceu de um sonho de abrir espaço a quem não tinha hoje temos mais de 11,000 assinantes e mais de 40 colaboradores dentro e fora do Brasil.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 58 outros assinantes

Videos

Meta

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow
%d blogueiros gostam disto: