Evento, que vai reunir representantes públicos e privados da atividade, será realizado em Búzios

Praia Geriba, Buzios
Praia Geriba, Buzios
Praia Geriba, Buzios
Praia Geriba, Buzios

Representantes dos treze municípios que compõem a região turística da Costa do Sol se reunirão no próximo dia 21/05, na cidade de Armação dos Búzios, durante a realização da quinta edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento, que pretende estabelecer uma ligação direta entre os gestores públicos e privados do turismo do Estado, tem movimentado o interior desde o mês de março quando foi realizado o primeiro encontro em Mangaratiba, na Costa Verde.

O encontro, dividido em duas partes, é comandado por Nilo Sergio Felix, Secretário de Estado de Turismo e Paulo Senise, Presidente da TurisRio. Na parte da manhã serão apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos e soluções para a potencialização do turismo regional. Em seguida representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Inea – Instituto Estadual do Ambiente, Comissão de Turismo da Alerj, Bptur – Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas e Deat – Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

Para Nilo Sergio esse entrosamento entre todos os agentes ligados ao segmento turístico cria um alinhamento entre as ações no interior do Estado. O Secretário frisa ainda a necessidade de se trabalhar o tripé que compõe e desenvolve a atividade, formado pelo aumento do fluxo turístico, permanência média e gasto diário dos viajantes.

– O Brasil recebe 6 milhões de turistas internacionais por ano. Desses, 34% visitam o Rio de Janeiro, o que correspondente a aproximadamente 2 milhões de pessoas. Somos, portanto, a Capital que mais recebe turistas internacionais. Nossa meta é que esses visitantes entendam que, em apenas 3 horas, podem se deslocar para o interior e conhecer as belezas naturais, gastronômicas e culturais do Estado.

Na parte da tarde, empresários e representantes dos municípios da região tem a oportunidade de expor suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos. O evento vai acontecer no Grande Cine Bardot, localizado na Travessa dos Pescadores, nº 88 – Centro, das 9h às 16h.

A região

Para os apreciadores da combinação sol, mar, vento, esportes aquáticos, calor e praia a indicação é a Costa doSol. Os 13 municípios que compõem a região (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema) oferecem praias para todos os gostos: com mar bravio (ideal para a prática de surf), tranqüilas (propícias para as crianças), ventosas (que atraem os apreciadores de Wind e Kitesurf) e muitas mais.

  

Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro 

Assessoria de Comunicação Social