Paraty, Búzios, Teresópolis e Vassouras superam 90% de ocupação hoteleira

Armação dos Búzios - Praia de Geriba - Arquivo TurisRio

Mais um feriado de grande movimentação no Estado. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a média da taxa de ocupação dos municípios do interior para a Semana Santa está acima dos 80%. De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, as ações de divulgação e incentivo ao turismo de curta distância e a alta do Dólar são fatores que contribuem para tal cenário.

Paraty, na Costa Verde, é o destino mais procurado. Com 95% de ocupação, a cidade, que estará promovendo no mesmo período o X Encontro de Ceramistas, oferecerá uma programação extensa com exposições, palestras e apresentações de artistas na rua. Angra dos Reis, na mesma região, também reflete um bom desempenho com 90% de seus quartos ocupados.

  • Municípios já consolidados como Búzios e Teresópolis estão sempre presentes nas pesquisas. No entanto, temos constatado que destinos, como Itatiaia e Penedo, vêm se sobressaindo. Itatiaia, por exemplo, teve um crescimento de 15% na sua taxa de ocupação hoteleira em comparação ao mesmo feriado no ano passado – explica o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, que completa – Com a alta do Dólar, o Rio fica mais atraente para os estrangeiros. Já os brasileiros substituem viagens internacionais por visitas aos estados e cidades vizinhas.

A Costa do Sol, que tradicionalmente é uma região muito procurada pelos turistas, reforça sua importância no cenário turístico do Estado. Armação dos Búzios, por exemplo, alcançou 92% e, Cabo Frio e Rio das Ostras, 80%. Já na serra fluminense, o grande destaque é Teresópolis com 90% de ocupação. No Vale do Café, que, com a chegada do outono, fica ainda mais aprazível, bate 90% nas cidades de Vassouras e Conservatória.