Check  Out My Rank On PRTracking.com! Your SEO optimized title page contents
Published On: qui, nov 24th, 2016

Exibição de filme e debate sobre saúde mental marcam mais uma edição do Cineclube Marighella

A história da renomada médica Nise da Silveira, considerada referência na luta por mudanças no tratamento psiquiátrico no Brasil, é retratada no filme “Nise – O Coração da Loucura”, que será exibido em mais uma edição do Cineclube Marighella. O evento acontecerá neste sábado (26), às 18h, na Pizzaria Ponto B, e terá ainda um debate sobre “Liberdade, dignidade e saúde mental”. A entrada é gratuita.image00

Depois de ser presa acusada de envolvimento com o comunismo, a psiquiatra passou anos na clandestinidade, voltando a trabalhar em 1944, no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Rio de Janeiro, onde logo entra em confronto com o machismo e com os métodos brutais dos colegas (como eletrochoque e lobotomia), que eram modernos na época. Nise é deslocada, então, para o Setor de Terapia Ocupacional, mas é justamente nesse espaço marginalizado, relegado a um porão, que ela vai contribuir para revolucionar a psiquiatria brasileira.

Dirigida por Roberto Berliner, a obra retrata este momento decisivo, em que a médica, interpretada pela atriz Glória Pires, não apenas exibe inovações terapêuticas, envolvendo arte e teoria junguiana, mas prioriza o afeto e o respeito à liberdade e à dignidade dos “clientes”, como costumava chamar seus pacientes.

O debate será iniciado logo após a exibição do filme, tendo como mediadores o médico psiquiatra Cláudio Teixeira, o psicólogo Pedro Beranger e Patrícia Durans, representante do Coletivo Antimanicomial Estamira, grupo que é referência na luta antimanicomial na região Norte Fluminense.

“É imprescindível trazer esse tema para discussão. Nossa sociedade precisa de mais humanismo no atendimento à saúde mental. Nise deixou um grande legado e é preciso prosperar ainda mais, abolindo a discriminação e desmistificando a ideia de periculosidade associada à pacientes psiquiátricos”, ressaltou Fabio Puglia, um dos idealizadores do Cineclube Marighella.

Serviço

Evento: Exibição do filme “Nise – O Coração da Loucura” e debate com o público

Data: 26/11/2016

Horário: 18h

Local: Ponto B Pizzaria* (Rua Baronesa da Lagoa Dourada, n° 68)

*Vamos dispor de espaço exclusivo. Cada um paga apenas o que consumir, mas a consumação não é obrigatória. Quem quiser apenas assistir ao filme e participar do debate, pode se sentir à vontade.

Programação

18h – Início do evento

19h – Exibição do filme “Nise – O Coração da Loucura” (2016)

21h – Debate aberto: ‘Liberdade, dignidade e saúde mental’

Mediadores

– Cláudio Teixeira, médico psiquiatra

– Patrícia Durans, membro do Coletivo Antimanicomial Estamira

– Pedro Beranger, psicólogo com ênfase em Saúde Mental

About the Author

- Diretor do Jornal O Campista em julho de 2010 criei um blog denominado de Jornal O Campista qual tenho orgulho de ter feito em 5 anos um dos sites mais visitados do Brasil hoje com 4 prêmios de melhor do ano um site que nasceu de um sonho de abrir espaço a quem não tinha hoje temos mais de 11,000 assinantes e mais de 40 colaboradores dentro e fora do Brasil.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 58 outros assinantes

Videos

Meta

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow
%d blogueiros gostam disto: