Prefeita e vice foram eleitos presidentes de consórcio e comitê da região

Na última semana, a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães e o vice-prefeito, Leandro Coutinho, mostraram a influência política que exercem na Região dos Lagos. Apesar da cidade de Iguaba Grande ser a menor entre suas vizinhas, cerca 25 mil habitantes, os representantes da “Princesinha da Região dos lados”, assim conhecida a jovem cidade de 21 anos, foram eleitos presidentes de dois importantes grupos da região. Grasiella Magalhães foi eleita na última sexta-feira, dia 7, presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos de São João, formado por 12 prefeituras, Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva jardim.

O Consórcio foi criado para unir governos, empresas e as entidades da sociedade civil visando fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente. Surgiu pela primeira vez em 1986, durante o I Encontro de Meio Ambiente da Região dos Lagos. No entanto, a iniciativa vingou somente treze anos depois, quando em dezembro de 1999 ele foi formalmente criado.

Além da Prefeita, Iguaba Grande também elegeu o vice-prefeito, Leandro Coutinho, Presidente do Comitê de Bacia Lagos de São João, formado por representantes do poder público federal, estadual e municipal, de usuários de recursos hídricos e de entidades da sociedade civil organizada. A área de situação do Comitê compreende as bacias hidrográficas da Região dos Lagos, destacando-se as das lagoas de Jaconé, Saquarema e Araruama e dos Rios São João, Uma e das Ostras, além da zona costeira adjacente.

Para a prefeita Grasiella, o segredo da força política da cidade está na união entre ela e seu vice, Leandro. “Tenho um vice-prefeito que caminha comigo, não está apenas para cumprir protocolos, somos prefeitos juntos e é o que dá força e credibilidade ao governo, por isso meus colegas prefeitos têm confiança em nosso trabalho, da mesma forma que governamos Iguaba, vamos representar as cidades, juntos!”, destacou Grasiella.

Leandro Coutinho destacou a importância ambiental, tanto do Comitê, quanto do Consórcio da Bacia. “foi muito gratificante ser eleito para o Comitê, que juntamente com o Consórcio vem fazendo um grande trabalho em nossa região, de forma bem participativa com a comunidade, através desse trabalho a região tem tudo para implementar projetos importantes na área ambiental”, disse Leandro, que além de vice-prefeito é biólogo e pescador. “A nossa maior preocupação é a revitalização da lagoa, que voltou a dar orgulho aos moradores da região, estando própria para o banho e gerando de emprego e renda para centenas de famílias”, concluiu o vice-prefeito.

Em Iguaba Grande, a Lagoa de Araruama emprega cerca de 200 pescadores, que vendem, em média, 2 toneladas de peixe por dia.

Texto: Tiago Gouveia
Fotos:

Print Friendly

DSC_9349

DSC_9349