O projeto reúne algumas das atividades apresentadas na Praça do Pomar, na Barra, como troca de livros, e anuncia chegada de Papai Noel

nova-imagemSebinho

dsc_7859-copyCrédito: Guilherme Durão

Depois da bem-sucedida ocupação da Praça do Pomar, na Barra da Tijuca, com atividades culturais voltadas para a família, o “Amigos na Praça” fecha a sua programação com chave de ouro, dia 26 de novembro, sábado, das 10h às 13h, com entrada franca, na Praça Pio XI, no Jardim Botânico. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Lembrando: SE CHOVER , UMA NOVA DATA SERÁ AGENDADA.

Durante o mês de outubro, o projeto “Amigos na Praça” reuniu famílias animadas para participar do Sebinho – troca de livros para crianças e adultos – e de diversas atividades, como oficinas de horta caseira,pipa, desenho, pintura e contação de história, além de assistir a espetáculos com palhaços e música nas manhãs de sábado. O gosto de voltar a frequentar a praça – com segurança – e usufruir do espaço público como se fosse o quintal da sua casa mostra que o projeto atingiu seu objetivo ao levar mais de 2 mil pessoas para curtir o evento. Em novembro, o projeto circulou pelas Arenas Cariocas e Lonas Culturais da Prefeitura em Campo Grande, Madureira, Realengo e Anchieta.

O evento começa às 10h, com o Sebinho, uma troca de livros infantis e adultos. Depois, entra em cena o grupo Gato Mia com oficinas variadas, como brinquedo de sucata, pipa e espaço para desenhar e para brincadeiras de antigamente: pular corda, brincar de elástico e cabra-cega. Logo em seguida, é a vez da contação de história com Juliana Franklin, que vai apresentar temas para reflexão sobre o verdadeiro espírito do Natal. É a deixa para Papai Noel descer a escadaria da Pio XI e abrir oficialmente o Natal no Jardim Botânico. O Sebinho permanece todo o tempo de duração do evento, com troca de livros de adultos e crianças. Os livros devem estar em bom estado e sem rasura.

A gente se vê lá na praça!

INÍCIO DE TUDO

O projeto “Amigos na Praça” foi criado por Christina Martins a partir da sua experiência à frente do “Sebinho nas Canelas”, troca-troca de livros infantis que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes, Christina promoveu permuta de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização: as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. No site Amigas da Pracinha (www.amigasdapracinha.com.br [1]), eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares. Além do Sebinho e do site, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha, que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na mesma Praça Pio XI e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do “Amigos na Praça” é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

SERVIÇO

AMIGOS NA PRAÇA

DIA 26 DE NOVEMBRO – sábado – das 10 às 13h
Troca de livros crianças e adultos, oficina de brinquedo com sucatas (Gato Mia), além da contação de histórias com Juliana Franklin e chegada do Papai Noel.

Praça Pio XI – Jd Botânico – entrada Rua Conde Afonso Celso, em frente ao Hospital da Lagoa
Entrada Franca
Em caso de chuva, o evento fica transferido para outra data a ser divulgada

Print Friendly