Vivências Cênicas é um projeto que apresenta ao público juvenil morador e frequentador da região do Complexo da Penha e jovens de toda cidade a história do subúrbio carioca e os convida a encenar a tradicional Festa da Penha. O grupo teatral Manguinhos em Cena em parceria com o Guiadas Urbanas, atuante na área da Vila Penha através do turismo cultural suburbano, realizará em setembro e outubro uma oficina de teatro social denominada Vivências Cênicas que dará origem a encenação da Festa da Penha. A dramaturgia construída coletivamente pautará as atividades integrando as experiências artísticas do grupo ao conhecimento territorial do Guiadas Urbanas. As aulas serão gratuitas e abertas à comunidade.

Vivências Cênicas deseja estimular a expressão do indivíduo através da memória social e do intercâmbio coletivo através do levantamento de pontos de interesse histórico e social dos moradores e visitantes da Penha, serão realizadas oficinas abertas de artes cênicas voltadas para o público juvenil residente ou frequentador do Complexo da Penha. As aulas serão pautadas pela riqueza e patrimônio, tanto material quanto imaterial, disponíveis no território com recorte para a histórica Festa da Igreja da Penha. O objetivo da oficina é estimular a expressão da criatividade através da música e do corpo enquanto instrumentos expressivos, utilizando técnicas e métodos teatrais incorporadas a temas sociais. O conteúdo programático se baseia em jogos de interação, musicalização, relaxamento e alongamentos, exercícios de respiração e voz, expressão corporal e gestual, postura cênica, exercícios de improvisação livre e construção de textos.

SOBRE O MANGUINHOS EM CENA

O coletivo artístico surgiu no projeto homônimo de formação teatral realizado na Biblioteca Parque de Manguinhos entre 2012 e 2014, com o objetivo de criar uma companhia de teatro residente na biblioteca. O coletivo integrou o programa Favela Criativa em 2014, formado por um conjunto de projetos que oferecem a jovens agentes culturais formação artística. Hoje o coletivo artístico Manguinhos em Cena tem 15 integrantes, entre atores, produtores e técnicos.

 

Recentemente, a companhia realizou a entrega dos “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos” – kit com dez obras literárias gravadas em áudio para deficientes visuais. Escolhidas pelo grupo no acervo da biblioteca parque de Manguinhos e gravados nos estúdios da Biblioteca Parque Estadual – projeto premiado pelo Fomento à Cultura Carioca e iniciará este mês a ocupação de duas escolas de Manguinhos dentro do projeto Ocupa Escola de residência cultural para escolas da rede pública do Rio de Janeiro. Além de promover atividades
artísticas realizadas no Complexo de Manguinhos.

SOBRE O GUIADAS URBANAS

Guiadas Urbanas é um projeto de turismo suburbano que apresenta aos cariocas e turistas a cidade do Rio de Janeiro muito além dos cartões postais. Através de passeios guiados pelo subúrbio e favelas, os guias turísticos Karolynne Duarte e Vilson Luiz promovem o turismo suburbano. O projeto possui seus principais roteiros na Vila Cruzeiro e Complexo da Penha. Também realizam visitas pelo Méier, Cascadura, Madureira e São Cristóvão. A maioria deles associados a eventos culturais como rodas de jongo, samba de roda e capoeira. A ideia é apresentar o subúrbio para as pessoas, principalmente, para as que moram na cidade e desconhecem a importância sócio espacial desses locais.

FICHA TÉCNICA

Projeto contemplado no edital Edital Microprojetos – Secretaria Estadual de Cultura

OFICINEIROS: Sirléa Aleixo, Magno Miller e Thayane Aleixo.

MONITOR: Fábio Siol

PRODUÇÃO: Karen Kristien.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Grace Ellen

FOTOS: Richard Santos

REALIZAÇÃO: Manguinhos em Cena

PATROCÍNIO: Favela Criativa – Secretaria Estadual de Cultura

PARCEIROS: Guiadas Urbanas e Igreja da Penha

SERVIÇO

As aulas serão gratuitas e abertas à comunidade.

DATAS: Sábados – 24 de Setembro e 01,08,15,22 e 29 de Outubro

LOCAL: Igreja da Penha

ENDEREÇO: Largo da Penha, 19 – Penha

HORÁRIO__: 9 às 14h

CLASSIFICAÇÃO: 12 a 29 anos

VAGAS : 25

INSCRIÇÕES: até o dia 23 de setembro através do Facebook:
https://www.facebook.com/manguinhosemcena/ [1]

Sheila Gomes

Assistente: Rital Leal

Print Friendly