Check  Out My Rank On PRTracking.com! Your SEO optimized title page contents
Published On: seg, set 12th, 2016

DIA 14 – O COLETIVO MANGUINHOS EM CENA LANÇA A COLEÇÃO “AUDIOLIVROS DA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS”

O lançamento  – que contará com sarau de poesia, contação de histórias, performances, exposição e música  –  faz parte da programação da 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, nas Bibliotecas Parque Estadual e de Manguinhos

image002-222

Crédito: Wilson Netto

No próximo dia 14, às 16h, o Coletivo Manguinhos em Cena – grupo cultural residente na Biblioteca Parque de Manguinhos –  lança a coleção “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos”, que reúne obras de dez autores brasileiros, escolhidos dentro do acervo da biblioteca e gravados pelos atores e atrizes do grupo no formato de audiolivros, para atender ao público de pessoas portadoras de deficiência visual. A coleção será distribuída gratuitamente para bibliotecas do Rio de Janeiro que possuam seções de acessibilidade.  O projeto – premiado pelo edital Fomento à Cultura Carioca em 2015, tem patrocínio da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da Rede Estadual de Bibliotecas Parque e do Instituto Benjamin Constant.

 

O evento faz parte da programação da 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, iniciativa conjunta de órgãos de sete países, França, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul e Brasil, além da União Europeia, aproveitando a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A 1º Semana Internacional de Acessibilidade e Cultural acontecerá de 9 a 15 de setembro nas Bibliotecas Parque Estadual e Biblioteca Parque de Manguinhos  e  reunirá artistas, gestores, políticos e pesquisadores nacionais e internacionais para refletir sobre o que é considerado “acessível” e debater o papel da cultura nessa questão, incluindo exposições, espetáculos, mesas de debate e oficinas.

Já o lançamento da coleção “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos” será  no Cineteatro Eduardo Coutinho na biblioteca e contará com um sarau artístico em que os atores darão uma mostra dos textos gravados para o projeto. Sarau de poesia, contação de histórias, performances, exposição e música. É o Coletivo Cultural Manguinhos em Cena novamente em ação promovendo arte e cultura inclusivas.  E ainda vai haver muitas outras atividades com a participação de alguns integrantes do coletivo. Entre os nomes confirmados estão Bruna Soares, Evaldo de Andrade, Hektor Bruno, Jorge Wilson Matias, Sandra Cipriano, Sirléa Aleixo, Telma Silva de Assis, Haroldo César e Maycon Barbosa.

Alguns textos dos livros vão virar performances ao vivo, e o evento ainda terá a exposição sensorial – “Caixa Preta” – e música com a Mangue Band. Tudo produzido e apresentado pelo Coletivo Cultural Manguinhos em Cena, que hoje caminha com independência, trabalha com recursos obtidos por meio de editais públicos e com a força de trabalho dos artistas da própria comunidade.

É suor, inspiração e muito amor envolvidos!

 

Sobre “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos”

 

O projeto – premiado pelo edital Fomento à Cultura Carioca em 2015, tem patrocínio da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da Rede Estadual de Bibliotecas Parque e do Instituto Benjamin Constant.

As gravações dos audiolivros começaram em maio de 2015 e se estenderam por um ano, nos estúdios da Biblioteca Parque de Manguinhos e do Instituto Benjamin Constant. Antes de entrarem nos estúdios, os atores e atrizes do grupo de Manguinhos se dedicaram à pesquisa do acervo para a escolha dos livros e passaram por um curso de preparação para a leitura com a atriz, dubladora, produtora de audiolivros e especialista em audiodescrição Mônica Magnani e ensaiaram durante três meses as leituras com a diretora Ana Carina, que conduziu as gravações em estúdio. A atriz Gisela de Castro foi convidada para dirigir dois livros da coleção (“Clara dos Anjos” e “O Abraço”).

Participaram das gravações 16 atores e atrizes, e o projeto envolveu uma equipe artística, técnica e de produção com cerca de 30 pessoas.

 

O critério para a escolha das obras baseou-se na ideia de traçar um percurso afetivo e referencial do grupo Manguinhos em Cena relacionado ao acervo da Biblioteca Parque, priorizando livros que não existissem na seção de acessibilidade dedicada aos deficientes visuais. O resultado foi um panorama temático amplo, que aborda construção de identidade, racismo e desigualdade social, violência contra crianças e mulheres, tradições culturais do mundo; o próprio Rio de Janeiro e suas contradições; a relação com a natureza; história política brasileira e o próprio fazer artístico.

 

A coleção de títulos variados de autores brasileiros reúne poesia, novelas, contos e literatura infanto-juvenil. Os livros e autores que integram a coleção são: “Clara dos Anjos” (Novela), de Lima Barreto; “O Homem que Contava Histórias” (Infanto-juvenil), de Roseane Pamplona e Sônia Magalhães; “O Mistério do Coelho Pensante” (infantil), de Clarice Lispector; “Menina Bonita do Laço de Fita” (Infantil), de Ana Maria Machado; “O Abraço” (Juvenil), de Lygia Bojunga; “Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo” (Poesia), de Manoel de Barros; “Baú de Espantos” (Poesia), de Mário Quintana; “José” (Poesia), de Carlos Drummond de Andrade; “Cordel” (Poesia), de Patativa do Assaré; e “Não Tenho Culpa de a Vida Ser como Ela É” (Contos), de Nelson Rodrigues.

Receberão a coleção 13 bibliotecas:

Biblioteca do Instituto Benjamin Constant; Biblioteca Parque de Manguinhos; Biblioteca Parque Estadual; Biblioteca Parque da Rocinha; Biblioteca Parque do Alemão; Biblioteca Parque de Niterói;

Biblioteca Popular do Rio Comprido; Biblioteca Popular de Irajá; Biblioteca Popular da Tijuca; Biblioteca Popular de Botafogo; Biblioteca Popular de Jacarepaguá; Biblioteca Popular da Ilha do Governador; e Biblioteca Popular de Campo Grande.

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO “AUDIOLIVROS DA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS”

LOCAL: Cineteatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos – vinculada à SEC

ENDEREÇO: Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Manguinhos

DATA: dia 14 de setembro, quarta-feira, às 16h

ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO: livre

CAPACIDADE: 202 – Lugares

INFORMAÇÕES: www.companhiadogesto.com.br/manguinhosemcena, manguinhosemcena@companhiadogesto.com.br e (21) 2334-8915

 

 

About the Author

- Diretor do Jornal O Campista em julho de 2010 criei um blog denominado de Jornal O Campista qual tenho orgulho de ter feito em 5 anos um dos sites mais visitados do Brasil hoje com 4 prêmios de melhor do ano um site que nasceu de um sonho de abrir espaço a quem não tinha hoje temos mais de 11,000 assinantes e mais de 40 colaboradores dentro e fora do Brasil.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 58 outros assinantes

Videos

Meta

snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflake snowflakeWordpress snowstorm powered by nksnow
%d blogueiros gostam disto: