O Detran-RJ informa que já nesta terça-feira, dia 7, uma nova empresa assumirá os serviços de Habilitação do Departamento, após a saída da Prol, efetuada no último dia 4, domingo.  Além disso, o órgão esclarece que na próxima segunda-feira, dia 13, nova empresa assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que ocorrerá no próximo dia 11. Com as novas contratações, na sequência, haverá a efetiva normalização dos serviços.

O Detran-RJ mantém sua atenção para minimizar os impactos das paralisações junto aos usuários e lembra que os procedimentos contratuais com empresas terceirizadas precisam ser seguidos à risca em benefício da própria população. O Detran-RJ reforça que quem se sentir prejudicado poderá protocolar processo junto ao órgão apresentando as comprovações necessárias às suas reivindicações.

Detran Presente continuará

O mutirão Detran Presente continuará acontecendo para minimizar os impactos da paralisação de funcionários terceirizados. No dia 08 (quarta-feira), o Detran Presente estará em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No dia 10 (sexta), a estrutura itinerante do órgão será montada na cidade de Campos dos Goytacazes. Na próxima segunda-feira (13), o mutirão voltará ao posto de vistoria da Barra da Tijuca. Confira a relação com todos os endereços abaixo.

Outra ação do Detran-RJ para minimizar o impacto das paralisações foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

 

Serviços do Detran Presente

Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados poderá haver distribuição de senhas para atendimento. No Detran Presente os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Nos mutirões do Detran Presente os serviços da Diretoria de Registro de Veículos só podem ser feitos por quem já estava agendado anteriormente para postos que estão fechados por causa da paralisação. A exceção é o serviço de Licenciamento Anual – vistoria, que pode ser feito sem agendamento prévio.

As paralisações, iniciadas no último dia 13, estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta todos os postos do estado. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, no momento, uma penalidade administrativa impedia que os pagamentos para a empresa Prol fossem realizados.

Desde o começo das paralisações, já foram realizadas dez edições do Detran Presente na capital e no interior. Outros dois mutirões já estão agendados.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 20 cidades, em 32 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho, Aterro do Flamengo e Barra da Tijuca), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo, Niterói, Volta Redonda, Carmo, Sapucaia, Resende, Barra Mansa e Nova Friburgo.

DETRAN PRESENTE – 9h às 16h

8 de novembro (quarta-feira) – Nova Iguaçu

Local: Posto de Vistoria – Estrada Adrianópolis, s/nº – Bairro Botafogo

10 de novembro (sexta-feira) – Campos dos Goytacazes

Local: Posto de Vistoria Campos II – Avenida Nilo Peçanha, nº 614 – Shopping Estrada  – Parque Santo Amaro

13 de novembro (segunda-feira) – Barra da Tijuca
Local: Posto Via Parque- Avenida João Cabral de Melo Neto, s/nº – Ao lado da entrada de carga do Via Parque