Para solucionar paralisações, Detran-RJ trocou as empresas que prestam serviços. Outros três mutirões estão programados para Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes e Barra da Tijuca

Milhares de pessoas foram atendidas durante a 32ª edição do Detran Presente nesta segunda-feira (06.11). Este foi mais um mutirão do plano de contingência elaborado para minimizar os impactos das paralisações dos funcionários terceirizados. Durante todo o dia forem feitos 2.710 mil atendimentos no posto de vistoria na Barra da Tijuca, com a oferta de inúmeros serviços do órgão.

Desde o início das paralisações, já foram realizadas 10 edições do Detran Presente – quatro na capital (três no posto da Francisco Bicalho e outra na Barra da Tijuca) e outras seis no interior (Resende, Barra Mansa, Três Rios, Volta Redonda – duas vezes – e Nova Friburgo). O Detran Presente é um mutirão de serviços que serve para minimizar as demandas reprimidas das regiões. Desde maio, o programa já foi realizado 32 vezes, em 20 cidades, e já fez mais de 58.150 mil atendimentos.

Os serviços mais procurados no posto da Barra da Tijuca foram os de renovação de Carteira Nacional de Habilitação, com 882 atendimento. Os atendimentos da Diretoria de Registro de Veículos também tiveram grande procura, com 748 atendimentos. Cerca de 274 pessoas realizaram pedidos de emissão de carteiras de identidade e outras 112 entraram com processo de recursos contra multas.

“Estamos enfrentando este problema de frente. Os serviços do Detran não podem parar. Montamos um plano de emergência e colocamos em prática. Com isso, estamos conseguindo minimizar os transtornos. Além disso, o Detran solucionou o problema e contratou novas empresas para assumirem os serviços que não estavam sendo feitos pela Prol de forma eficiente. Queremos sempre melhorar a prestação de serviços. Por isso, vamos continuar buscando uma melhor eficiência de atendimento a cada dia no Detran-RJ”, destaca o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.

Novas empresas assumirão serviços no Detran

Além do plano de contingência, para resolver as paralisações, o  Detran-RJ realizou a contratação de novas empresas para assumirem os serviços que estão sendo afetados pela paralisação dos funcionários terceirizados. A partir desta terça-feira (07.11), uma nova empresa assumirá o atendimento de Habilitação do departamento, após a saída da Prol, efetuada no último dia 4 (domingo).

Na próxima segunda-feira (13.11), uma nova empresa assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que ocorrerá no próximo dia 11. O Detran-RJ espera que, com as novas contratações, o serviço de atendimento a população possa ser normalizado o mais rápido possível.

Detran Presente estará mais uma vez na capital

 Na próxima segunda-feira (13.11), o Detran Presente estará novamente no posto de vistoria da Barra da Tijuca, ao lado do Shopping Via Parque. Novamente, mais de 200 funcionários do órgão estarão à disposição da população com inúmeros serviços do Detran, das 9h às 16h.

Antes disso, o Detran Presente vai até outras duas cidades. Nesta quarta-feira (08.11), o mutirão estará em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no posto de vistoria da cidade. Na sexta-feira (10.11), a estrutura itinerante será montada na cidade de Campos dos Goytacazes. Confira a relação com todos os endereços abaixo.

Outra ação do Detran-RJ para minimizar o impacto das paralisações foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

Serviços do Detran Presente 

 Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. De acordo com a demanda para os serviços prestados poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br. Todos esses serviços poderão ser realizados sem agendamentos.

Detran – RJ

www.detran.rj.gov.br

Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – DETRAN | Endereço:Av . Presidente Vargas nº 817 / 5º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Brasil 20.071-004

 

Nesses mutirões do Detran Presente, todos os outros serviços (com exceção do Licenciamento Anual – vistoria)  da Diretoria de Registro de Veículos só serão realizados para as pessoas que já estavam agendadas anteriormente nos postos afetados pela paralisação. Já o serviço de Licenciamento Anual não precisa de agendamento prévio.

As paralisações, iniciadas no dia último dia 13, estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta todos os postos do estado. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, uma penalidade administrativa impedia que os pagamentos  para a empresa Prol sejam realizados.

 

Para minimizar o impacto, o Detran-RJ montou um plano de contingência com a realização de mutirões de serviço. Desde o começo das paralisações, já foram realizadas 10 edições do Detran Presente na capital e no interior.

DETRAN PRESENTE – 9h às 16h

 8 de novembro (quarta-feira) – Nova Iguaçu

Local: Posto de Vistoria – Estrada Adrianópolis, s/nº – Bairro Botafogo

 

10 de novembro (sexta-feira) – Campos dos Goytacazes

Local: Posto de Vistoria Campos II – Avenida Nilo Peçanha, nº 614 – Shopping Estrada  – Parque Santo Amaro

13 de novembro (segunda-feira) – Barra da Tijuca

Local: Posto Via Parque – Avenida João Cabral de Meto Neto, s/nº – Ao lado da entrada de carga do Via Parque

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DETRAN