Próximos mutirões serão em Campos dos Goytacazes e na Barra da Tijuca. Mutirão ultrapassou a marca de 60 mil atendimentos

O Detran-RJ continua realizando o plano de contingência para minimizar o impacto das paralisações dos funcionários terceirizados. Nesta quarta-feira (08.11), a estrutura itinerante do Detran Presente esteve em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com cerca de 150 funcionários do órgão, e realizou mais de 2.266 atendimentos durante todo o dia. Com estes números, nas 33 edições, o Detran Presente ultrapassou a marca de 60.537 atendimentos.

Nesta quarta-feira, as unidades de serviço de Habilitação voltaram a funcionar em todo o estado do Rio de Janeiro. A exceção é o posto de Cabo Frio, que realiza atendimento de forma parcial apenas entregando os documentos já solicitados. Desde terça-feira (07.11), a PVAX Consultoria e Logística assumiu o atendimento de Habilitação do Detran-RJ, após a saída da Prol, efetuada no último dia 4 (domingo).

O mutirão em Nova Iguaçu foi a 33ª edição do Detran Presente, programa criado em maio para atender às demandas reprimidas da população de todo o Estado do Rio de Janeiro. Desde a segunda quinzena de outubro, o Detran está utilizando o programa par minimizar os impactos das paralisações. O mutirão em Nova Iguaçu foi o 11º do plano de contingência.

“O impacto das paralisações na Baixada Fluminense é grande. Por isso, como em todas as outras edições do Detran Presente, conseguimos minimizar a demanda com a realização do mutirão. Paralelo a isso, contratamos novas empresas para os atendimentos voltarem a normalidade. A Pvax assumiu os serviços de Habilitação e, em menos de dois dias, todos as unidades voltaram a realizar atendimentos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Na próxima segunda-feira (13.11), uma nova empresa assumirá os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol, que ocorrerá no próximo dia 11.

Mais de 2,2 mil atendimentos

Desde cedo, os moradores da Baixada Fluminense compareceram ao posto de vistoria em Nova Iguaçu a procura dos serviços do Detran-RJ. O serviço de Habilitação foi o mais procurado, com 836 pedidos de emissão de documentos. A Diretoria de Registro de Veículos realizou 547 atendimentos e também foram solicitadas 335 emissões de carteiras de identidade. Além disso, outras 89 pessoas entraram com pedido de recursos contra multas.

A partir desta quinta-feira (09.11), o posto de vistoria de Nova Iguaçu retomará as atividades. Os usuários que estavam agendados e não foram atendidos devido às paralisações poderão voltar à unidade e realizar o serviço sem a necessidade de agendamento. Os demais terão que realizar a marcação do serviço no site do Detran-RJ ( www.detran.rj.gov.br)

Campos dos Goytacazes é a próxima parada

Depois de Nova Iguaçu, será a vez de o Detran Presente ir para a cidade de Campos dos Goytacazes. Na sexta-feira (10.11), a estrutura itinerante será montada no posto de vistoria Campos II, localizado no Shopping Estrada, no Parque Santo Amaro.

Em seguida, na próxima segunda-feira (13.11), o Detran Presente voltará à capital e estará novamente no posto de vistoria da Barra da Tijuca, ao lado do Shopping Via Parque.

Desde o início das paralisações, já foram realizadas 11 edições do Detran Presente – quatro na capital (três no posto da Francisco Bicalho e outra na Barra da Tijuca), uma na Região Metropolitana (Nova Iguaçu) e outras seis no interior (Resende, Barra Mansa, Três Rios, Volta Redonda – duas vezes – e Nova Friburgo).

Outra ação do Detran-RJ para minimizar o impacto das paralisações foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

Serviços do Detran Presente

Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. De acordo com a demanda para os serviços prestados poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Nesses mutirões do Detran Presente, todos os outros serviços (com exceção do Licenciamento Anual – vistoria) da Diretoria de Registro de Veículos só serão realizados para as pessoas que já estavam agendadas anteriormente nos postos afetados pela paralisação. Já o serviço de Licenciamento Anual não precisa de agendamento prévio.

As paralisações, iniciadas no último dia 13, estão sendo realizadas por funcionários terceirizados da empresa Prol, mas não afeta todos os postos do estado. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais empresas prestadoras de serviço. No entanto, uma penalidade administrativa impedia que os pagamentos para a empresa Prol fossem realizados.

DETRAN PRESENTE

10 de novembro (sexta-feira) – Campos dos Goytacazes

Local: Posto de Vistoria Campos II – Avenida Nilo Peçanha, nº 614 – Shopping Estrada – Parque Santo Amaro

13 de novembro (segunda-feira) – Barra da Tijuca

Local: Posto Via Parque – Avenida João Cabral de Meto Neto, s/nº – Ao lado da entrada de carga do Via Parque

Foto: Sebastião Gomes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DETRAN