Primeira edição do curso foi realizada no quinto distrito

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2017 – Foi concluída, na última semana, a primeira turma do curso de confecção de salgados, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Ao todo, 20 moradores do município foram capacitados, ao participar de uma semana de aulas, na Praia do Açu, no 5º Distrito. A iniciativa foi da Ferroport (parceria entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. Além de capacitar os sanjoanenses que já atuam no ramo de alimentos, o objetivo da ação foi também fortalecer a renda das pessoas e estimular o empreendedorismo local. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), com apoio da Superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra.“A primeira turma do curso funcionou muito bem. Tivemos um retorno bastante positivo dos participantes, que puderam aperfeiçoar o trabalho que já desenvolvem, ao aprenderem novas técnicas e boas práticas na preparação dos alimentos. O nosso objetivo é impulsionar o crescimento profissional do sanjoanense, de forma que ele consiga ter uma melhor inserção no mercado de trabalho”, afirmou Márcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

O curso, dividido em 20 horas, foi quase todo prático. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender receitas como bolinha de queijo, coxinha, quiche, empada, esfiha e enroladinho. O grupo também recebeu orientações sobre preparação e conservação dos alimentos, incluindo armazenamento e congelamento corretos. Todos ainda receberam material didático, uma sacola sustentável da Ferroport e uniforme do Senai.

“Foi muito gratificante poder passar um pouco da minha experiência para pessoas que precisam tanto desta qualificação. Durante a semana de aulas, tivemos uma troca muito proveitosa. A turma saiu satisfeita e disposta a colocar em prática o que aprendeu para esticar a renda de suas famílias”, disse Flávia Souza, professora de Panificação e Confeitaria do Senai.

Mais informações:

 – Bárbara Bortolin

  • Fernanda Corrêa