Caravana vai levar cinema gratuito para 15 municípios do interior do estado do Rio

Xingu_O_Filme

A partir de março deste ano a Caravana SESI Cultural ganha mais um segmento, o Cinema! O Cine na Estrada SESI Cultural, ação que ao longo do ano exibe filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do Estado do Rio de Janeiro, estreia no dia 28 de março, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Em parceria com as prefeituras municipais, o projeto tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional através da mostra de longas-metragens premiados.

wallpaper_minhocas_1_1920_1200

O cinema a céu aberto conta com programação gratuita para toda a família e com direito a pipoca. Em cada cidade são exibidas duas sessões: a primeira, às 18h, para o público infantil, e a segunda, às 20h30, para os adultos. A caravana, que conta com a execução da produtora carioca Nova Bossa, já confirmou passagem por mais três outras cidades durante o mês de abril:Conceição de Macabu (11/04), Carapebus (18/04) e Porciúncula (25/04).

gonzaga4

A exibição dos filmes “Minhocas” e “Gonzaga – De pai pra filho” acontecem em São Francisco de Itabapoana, a primeira parada da caravana, e em Carapebus, terceira cidade a receber o projeto. Conceição de Macabu recebe “Minhocas” e “Xingu” e Porciúncula “As aventuras do avião vermelho” e “Gonzaga – De pai pra filho”. Os longas foram selecionados pela curadoria do projeto e podem variar de cidade, inclusive com a possibilidade da inclusão de novos títulos.

 O projeto Cine na Estrada SESI Cultural pretende beneficiar todo o interior do estado do Rio de Janeiro, passando por novas cidades a cada ano.

A Caravana SESI Cultural foi criada em 2010 e, inicialmente, se apresentava através de um pequeno palco montado no chão, com atrações circenses e shows de banquinho e violão. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou um caminhão palco para percorrer lugares diversos, levando música para grandes públicos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS CIDADES JÁ CONFIRMADAS:

 28 de março – São Francisco de Itabapoana

Local: Praça São Pedro, s/nº – Gargaú
Filmes: Minhocas (infantil) e Gonzaga – De pai pra filho (adulto)
Horários: Infantil: 18h / Adulto: 20h30

 11 de abril – Conceição de Macabu

Local: Praça Dr. José Bonifácio Tassara s/nº – Centro
Filmes: Minhocas (infantil) e Xingú (adulto)
Horários: Infantil: 18h / Adulto: 20h30

 18 de abril – Carapebus

Praça Frei Balthazar (conhecida como Praça do Anfiteatro).

Filmes: Minhocas (infantil) e Gonzaga – De pai pra filho (adulto)
Horários: Infantil 18h / Adulto: 20h30

25 de abril – Porciúncula

Local: Praça Antônio Amado, s/nº – Centro
Filmes: As aventuras do avião vermelho (infantil) e Gonzaga – De pai pra filho (adulto)
Horários: Infantil: 18h / Adulto: 20h30

 FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES:

“MINHOCAS”
Duração: 82 minutos
Gênero: Animação
Direção: Paolo Conti
Ano de produção: 2013
Classificação indicativa do filme: Livre
Sinopse: Longe de casa e em um ambiente hostil, as jovens minhocas Júnior, Linda e Nico encontram o vilão Big Wig, um tatu-bola que deseja transformar as minhocas em escravas. Durante a aventura, Júnior, antes um garoto mimado e inseguro, descobre os valores da amizade, coragem e confiança.

“GONZAGA – DE PAI PRA FILHO”
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Direção: Breno Silveira
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Adelio Lima, Chambinho do Acordeon, Land Vieira, Julio Andrade, Giancarlo di Tomazzio, Alison Santos, Nanda Costa, Silvia Buarque, Luciano Quirino, Claudio Jaborandy, Cyria Coentro, Olivia Araujo, Domingos Montagner, Zezé Motta, João Miguel, Cecilia Dassi.
Sinopse: Separados pela vida, unidos pela música. Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

“XINGU”
Duração: 116 minutos
Gênero: Drama
Direção: Cao Hamburger
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Roberto Audio, Arthur Koll, Emílio de Mello, Luiz Paulo Vasconcelos, Marcelo Várzea, Ricardo Bittencourt, Mário César Camargo, Thiago Balieiro, João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Fábio Lago, Maria Flor, Marcello Gonçalves, Augusto Madeira, Fernando Teixeira, João Carlos da Silva, Plínio Soares
Sinopse: Baseado em uma história real, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas decidem viver uma grande aventura, alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. Logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura. Numa viagem sem paralelo na história, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica. Ao recontar a saga dos irmãos, vamos acompanhar essa grande luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros.

“AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO”
Duração: 90 minutos
Gênero: Animação
Direção: Frederico Pinto, José Maria
Ano de produção: 2014
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin, Pedro Yan
Sinopse: Ao perder a mãe, Fernandinho de oito anos se torna um garoto solitário e com problemas de relacionamento. O pai faz de tudo para ganhar a atenção do filho, mas nada funciona até que um livro de sua infância devolve a alegria ao menino, que mergulha em uma aventura para salvar o Capitão Tormenta, personagem da obra. Nessa jornada, Fernandinho descobre a importância da leitura e do amor de seu pai.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PROJETO:

Cerejeira Comunicação