A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.
 Camila Gomes - Campanha da vitamina A
O programa do Ministério da Saúde consiste na suplementação oral de megadoses de vitamina A, em todas as crianças, já que a ausência da vitamina é considerada uma das maiores deficiências nutricionais do país. A suplementação de vitamina A pode evitar problemas respiratórios, diarreia, desnutrição e a cegueira.
Camila, coodernadora de Núcleo de Programas de Saúde, com a pequena Maria Eduarda (2)
Evidências acerca do impacto da suplementação da vitamina A em crianças, mostram uma redução do risco global de morte em 24%; mortalidade por diarreia em 28%; crianças com HIV positivo em 45%.
 Maria Eduarda da Silva, de 1 ano e sete meses, esteve na Policlínica essa semana para tomar a sua primeira dose
Sendo assim, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a suplementação de vitamina A para crianças de 6 a 11 meses e de 12 a 59 meses de vida, a fim de prevenir a carência desse suplemento. Lembrando que, as megadoses são reforçadas a cada seis meses, até a criança completar os 59 meses de vida (4 anos e 11 meses).
Em Búzios, desde fevereiro de 2014 que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, disponibiliza esta suplementação em todos os PSFs (Postos de Saúde da Família) e na Policlínica Municipal. Sendo assim, com um trabalho intenso de toda a equipe envolvida, o município de Búzios conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em doses distribuídas.
De acordo Camila Gomes Ferreira, Nutricionista e Coordenadora do Núcleo de Programas de Saúde, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Búzios era de 264 megadoses para crianças de 6 a 11 meses e com menos de um ano do projeto, a cidade já tinha vacinado 70,08%. Para as crianças de 12 a 59 meses de vida, já foi aplicada a vitamina A em 100,63% das crianças previstas.
“Agora a cidade de Búzios está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, estando o segundo lugar bem abaixo do nosso município, só com 12% das crianças suplementadas. Com isso, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro fez o convite para a Secretaria de Saúde de Búzios estar na capital, no fim do mês de março, capacitando os municípios que ainda não aderiram ao programa e ajudando os que estão com dificuldade na implantação. Todos nós da Saúde estamos muito felizes com o reconhecimento e vamos com o maior prazer incentivar os demais municípios a se empenharem nesse projeto tão importante. Nosso trabalho está longe do fim, o que nós quanto Prefeitura fizemos até agora, já fez uma enorme diferença na vida de centenas de crianças. Vamos, como sempre, arregaçar as mangas e prosseguir nessa jornada de dedicação”, afirma Camila Gomes.
Para as crianças receberem a Vitamina A, é só ir até o PSF mais próximo de sua casa ou na Policlínica Municipal com a Caderneta de Vacinação – onde já existe um espaço de registro da data em que as doses foram administradas e do retorno da criança – de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Comunicação Social da Prefeitura de Búzios