O documento do Governo Federal garante ao profissional uma identidade, além de benefícios para a classe 

A tarde dessa sexta-feira (7) foi um dia marcante para o Estado do Rio de Janeiro, principalmente para os artesãos fluminenses, com a cerimônia de entrega a Carteira Nacional de Artesão/Trabalhador Manual. Após mais de uma década à espera desse documento de identificação do Governo Federal, os artesãos de Angra dos Reis foram os primeiros a poderem desfrutar dos benefícios que são fundamentais para a classe.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, comemorou a concretização deste anseio da Setur-RJ e dos artesãos fluminenses.

– A entrega das carteiras, aqui em Angra dos Reis, significa o fechamento de um ciclo. Há dois anos o Programa de Artesanato, coordenado pela subsecretária adjunta de Turismo, Nea Mariozz, se reestruturou e começou a percorrer o Estado, cadastrando esses profissionais.  Hoje 188 artesãos receberam o documento oficial, aguardado há tanto tempo. Nos próximos meses mais de 5 mil carteiras serão entregues em dezenas de municípios. É uma enorme conquista para o Estado do Rio de Janeiro, um dos primeiros do Brasil, a distribuir a carteira – destacou o secretário.

Durante o evento, Nilo Sergio e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, assinaram um termo de cooperação que fideliza a parceria entre os poderes municipal e governamental.

– Quero parabenizar a atual gestão do Governo do Estado que concretizou esse sonho após tantos anos. Com o apoio do programa, a prefeitura irá investir cada vez mais no setor. Buscaremos, através da atividade, a identidade do artesanato de Angra, o que fomentará outros setores, como o turismo – disse o prefeito.

Atualmente a atividade artesanal movimenta a economia, deixando de ser complemento para se tornar a principal fonte de sustento de muitas famílias. De acordo com o IBGE, mais de 8,5 milhões de brasileiros têm a atividade como renda familiar em 78,6% dos municípios do país.

Vera Lucia dos Santos é artesã há mais de 30 anos e faz parte atualmente da Associação Artes dos Reis. Para ela, receber a Carteira Nacional de Artesão significa ganhar um espaço no mercado de trabalho, com o reconhecimento da profissão.

– Esperei este documento por muitos anos, e finalmente poderei ter acesso a todos os benefícios que o Programa de Artesanato Brasileiro nos oferece. É muito gratificante ver a nossa classe sendo reconhecida. Estou muito feliz e orgulhosa. Agradeço a Secretaria de Estado de Turismo que olhou por nós e realiza hoje o nosso maior anseio – comemorou a artesã.

A cerimônia contou ainda com a presença do Deputado Federal, Deley, da subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato Estadual, Nea Mariozz; do vice- prefeito de Angra dos Reis, Manoel Cruz Parente; presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Vasconcelos; Secretário  Municipal de Cultura: João Willy Peixoto, do ex-prefeito de Volta Redonda¸ Antônio Francisco Neto, e do Gerente de Projetos Especiais da Lojas Caçula, Roberto Santos.