O empreendimento é o sexto lugar em termos de potência total instalada no sistema elétrico da distribuidora

Ampla

Niterói, 5 de agosto de 2016 – Nessa semana foi energizada a subestação Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), com capacidade para 160 MVA. Ela irá suprir inicialmente os clientes instalados no porto, que foi desenvolvido pela Prumo Logística e é o maior porto da América Latina.

O empreendimento é composto por uma subestação de 160 MVA (138/34,5 kV), 54 km de Linha de Transmissão de 138 kV e 5 km de Linha de Distribuição de 34,5 kV. A nova subestação ocupa o sexto lugar em termos de potência total instalada no sistema elétrico da Ampla e a linha de 34,5 kV será a primeira de distribuição nesta classe de tensão.

A subestação e linhas de transmissão foram desenvolvidas pela Prumo Logística e Ferroport (joint venture entre a Prumo e a Anglo, que é a responsável pela movimentação e minério de ferro no porto), com base em determinações prévias de projeto aprovado pela Ampla.

Dois clientes industriais já estão sendo abastecidos pela subestação e outros três serão conectados em breve. Também está previsto que, no futuro, a subestação beneficie clientes residenciais.

Sobre a Ampla

A Ampla Energia e Serviços S.A., uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé somam a maior concentração do universo de 3,01 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social que é baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

Caroline Nilo

Relações com a Mídia

Print Friendly